Na Bahia, a pequena cidade de Itacaré é reconhecida por ter praias ideais para prática do surf – abriga campeonatos nacionais e internacionais, desde o Circuito Municipal Nova Geração até etapas eliminatórias do Circuito Mundial da World Surf League (WSL) em todas as categorias. A cidade também já foi cenário da Disney Channel Brasil para gravar uma série sobre o tema.
A maioria das praias de Itacaré são boas para os surfistas, com ondas médias a grandes o ano todo. A temperatura da água é morna, e vale usar uma lycra por causa do sol forte e do vento que acaba deixando um pouco mais frio. Leve pranchas para ondas tubulares mas que permitam também surfar nas ondas mais cheias.
É no inverno que as maiores ondas acontecem, com formações de até 3 metros de altura. No verão, as ondas são um pouco menores, mas na busca pelas melhores ondas é possível dropar em algumas de até 2 metros. O outono e a primavera também são épocas interessantes: ondas pequenas e médias com alguns bons swells. Não há crowd de turistas a não ser nos feriados.
Entre todas as praias, a mais disputada pelos surfistas locais e de fora é a de Tiririca, que fica próxima ao centro, com fácil acesso com ou sem carro e sem trilhas para chegar. Graças às grandes ondas e infraestrutura, é lá que são realizados os campeonatos de surf mundiais da cidade.
Quem é iniciante no esporte, pode optar por outras praias que, além de serem bons locais, oferecem paisagens lindas. Entre elas estão: Prainha, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho e Itacarezinho. Ou seja, se você é amante do surf em Itacaré com certeza vai achar um pico para chamar de seu!